quarta-feira, 28 de março de 2012

Como funciona o Microscópio



Apresentação do sistema funcional do microscópio, que tem como função iluminar o objeto e fornecer deste uma imagem ampliada.


● Fonte luminosa
É o feixe de raios luminosos fornecido pelo filamento incandescente de uma lâmpada, existente num suporte ajustado à base do microscópio.

● Condensador
A sua função essencial é projetar no plano da preparação a imagem da fonte luminosa.

● Diafragma
 O diafragma limita o feixe de raios que passa pelo sistema óptico. Situa-se acima do foco inferior do condensador e permite a variação da incidência da luz que chega à preparação e passa pelo condensador. Permite a observação do campo iluminado e do campo observado.

● Objetiva
Uma objetiva é um sistema de lentes centradas. Esse recebe a luz do objeto e projeta uma imagem deste que é fornecida à ocular  (imagem real, ampliada e invertida).

● Ocular
 O sistema ocular é suspenso pela extremidade superior do tubo e é constituído pela lente ocular propriamente dita, situada superiormente junto do globo ocular do observador, e pela lente coletora, situada próximo do objeto. A lente ocular é a única deste sistema responsável pela ampliação da imagem, enquanto a lente coletora conduz a imagem até ao plano focal da lente ocular

3 comentários: